Hoje pelas 22h00 - MEMÓRIA SUBVERSIVA


Se não o virem hoje provavelmente podem não mais o conseguir ver... ficam aqui alguns dos comentários e opiniões que acompanham o folheto deste documentário único...


COMENTARIO

Pretendeu o José Tavares e Stefanie Zoche honrar a presença, num filme, de alguns militantes idosos, dos 80 aos 100 anos, aqueles que conseguiram sobreviver à tremenda luta travada contra o fascismo e os capitalismos internacionais, em especial os heróis sobreviventes da Colónia Penal do Salazarismo, onde vários deles fizeram mais de 10 anos de cativeiro, sem processo formado, ouvindo permanentemente os carcereiros afirmar que aqueles presos nunca mais iriam ver a Liberdade, porque o governo salazarento os tinha mandado para lá morrerem. Dizem que foi a um padre que o ditador mandou escolher este local porque era riquíssimo em mosquitos pestíferos, com a tuberculose entre pessoas e gados de abate. Existia um médico na colónia penal que em vez de exercer funções humanitárias, realizava as de carrasco. Neste campo infernal morreu a flor dos militantes anarquistas e anarco-sindicalistas (para além doutros militantes de diferentes sectores políticos e revolucionários). A maior parte dos prisioneiros que conseguiram ver a liberdade, morreram pouco depois pelos achaques e maleitas adquiridas nessa maldita colónia.

Podemos bradar aos quatro ventos, sem possível desmentimento, que se não tivesse existido Tarrafal, nem tremendas repressões fascistas não se apresentaria tão dizimado como está hoje o nosso movimento anarquista. Não tivemos ajuda de nenhum imperialismo Oriental, nem das repúblicas democráticas. Os povos que nos poderiam ajudar, como o Espanhol, o Italiano, o Argentino, o Brasileiro, etc., estavam também a ser amarfanhados por diversos tipos de fascismo.

Obrigado José Tavares e Stefanie por se terem lembrado de perpetuar na tela a presença deste grupo, cuja maioria são os heróis de lutas ciclópicas em favor da Humanidade, do Amor, do Progresso e da Libberdade.

Viva a Emancipação Integral da Humanidade.

por José de Brito
________________



OPINIÃO

O vídeograma Memória Subversiva é um documento histórico único sobre as ideias e vidas radicais subsistentes na sociedade portuguesa no séc. XX. José Tavares e Stafanie Zoche, pese embora os condicionalismos logísticos, técnicos e financeiros, souberam construir um diálogo baseado na verdade e na simplicidade sem recorrerem aos sofismas da tecnicidade e do modernismo conjuntural muito querido da intelectualidade. A sucessão cronológica dos factos e das vidas protagonizadas pelos diferentes intervenientes foram magistralmente humanizados pela perícia perceptiva da câmara e uma narração inteligente e objectiva. Por vezes o som e a música não acompanham adequadamente o pulsar das palavras e das imagens. Esses factos são no entanto, de somenos importância.

O vídeograma Memória Subversiva, na minha modesta opinião, preenche uma grande lacuna que subsistia na história do movimento operário e do sindicalismo português deste século.
Com este documentário filmado será difícil interpretar e/ou re-interpretar os movimentos sociais, políticos e ideológicos de ânimo leve. Para antes e depois da implantação da ditadura salazarista ficam as vidas e as palavras de um punhado de homens e mulheres que não se vergaram a amos e senhores: Memória Subversiva é um retrato fiel dessa realidade.

por J.M. Carvalho Ferreira
________________________

Neste filme, uma geração de homens e mulheres, hoje entre os 70 e os 80 (há-os centenários!), fala ainda e sempre, com veemência e a exaltação da juventude que neles não se extinguiu, da alegria e do voluntarismo revolucionários. Nesta época da conformação mais rasteira travestida de pobres emblemas exteriores (grotescas modas ousadas...), eis-nos aqui perante perante uma fala humana que até nas suas mais pungentes fragilidades se mostra superior ao pretensioso palavreado pós-moderno, asséptico e invertebrado. É certo que já só a poderá escutar quem for capaz insubmissão perante a cangalhada social – porque a revolta é a plataforma mínima de que partem estes incorrigíveis anarquistas da região portuguesa que José Tavares e Stefanie Zoche ouviram, com visível empenho, num longo périplo pela memória da subversão deste século. Para além do mais, a verticalidade de tais homens e mulheres ompõem-se como constraste luminoso numa época de apalhaçadas gesticulações.

por Júlio Henriques
__________________

8 comentários:

João Soares disse...

Parabéns, José Tavares pela inicitaiva.
Abraços
BioTerra

Anónimo disse...

Você sabe onde nós brasileiros podemos encontrar esse vídeo?

abraçoss libertários.

Anónimo disse...

Lá estarei!
Abraço,
M.

Eric Blair disse...

Já está na minha tasca.
ps(r) só é pena que o José Tavares se refira à Revolução Espanhola como guerra civil, mas enfim, ...
Lá estaremos.

Anónimo disse...

Para "nihil", no Brasil (?), aí vai uma info desse lado:

CENTRO DE CULTURA SOCIAL
convida para

"A GREVE ANARQUISTA DE 1917 E A MILITÂNCIA DE EDGAR LEUENROTH"

com Christina Roquete Lopreato, integrante do CCS, profa. na UFU/MG, autora, entre outros, de "O espírito da revolta: a greve geral anarquista de 1917" (Annablume).

sábado, 16 de Junho de 2007, 16h00
____________ & _____________

CINEMA E ANARQUIA: ANARQUISMO E PRISAO.
Parte I: exibição de "Um incômodo" (8min, 2003, Nu-Sol). Palestra "Abolicionismo Penal", com Edson Passetti, integrante do CCS, pesquisador no Nu-Sol, autor, entre outros, de "Anarquismo e Sociedade de Controle" (Cortez).

domingo, 17 de Junho de 2007, 15h00


no
CENTRO DE CULTURA SOCIAL
rua gal. jardim nº 253 - sala 22 - 2ª sl.
vila buarque (metrô república), sp/sp-br.
www.ccssp.org

pordentro disse...

Engraçado o Salão Brazil também se conhece do outro lado do atlântico? Ah ganda net.

A "belinha" que vive aí ao lado (como ela diz) nem sabia disso... eheheh

vvv disse...

hoje sexta em coimbra, no jardim botânico há exibição do filme "a sociedade do espectáculo" do guy debord.

Anónimo disse...

Pessoal, coloquei algumas fotos em

http://www.flickr.com/photos/asinistraministra/sets/72157600393126932/show/


http://www.flickr.com/photos/asinistraministra/sets/72157600393126932/

Os filmitos, tb estou a tentar colocar no youtube :) Sempre via sinistra, ok?
bj,
Margarida

..